Língua irlandesa

0 comentários

irlandês (Gaeilge), também conhecido como gaélico irlandês ou simplesmente gaélico, é um idioma falado como língua nativa na Ilha da Irlanda por cerca de 104 mil pessoas, predominantemente nas zonas rurais ocidentais da ilha. O irlandês era a língua principal da llha Esmeralda antes de os ingleses a invadirem durante a Idade Média.

pronúncia das letras do alfabeto convencional: 
Aa - B b - C c - D d - E e - F f - G g - H h - I i
[á] - [bé] - [ce] -[dé] - [é] - [eif] - [ge] - [héis] - [í]

Ll - M m - N n - O o - P p - R r - S s - T t - U u
[eil] [eim] [ein] [ó] [pé] [ear] [eas] [té] [ú]

As letras j (jé), k (ká), q (cú), v (vé), w (wae), x (ex), y (yé) e z (zae) não ocorrem em palavras nativas, aparecem apenas no inglês.



Harpa...

0 comentários




A harpa céltica, descendente das antigas harpas dos celtas, é ainda hoje muito usada, tanto profissionalmente, quanto para fins de estudo. Ela é uma harpa completa, com muitas possibilidades, mas um pouco deficiente se comparada à harpa de pedais. Tentando ser simples, o fato é que a harpa de pedais pode se utilizar de todas as notas da escala temperada - incluindo todas as alterações. Já a harpa céltica, dependendo de sua afinação, pode tocar apenas alguns bemóis e alguns sustenidos, ou todos os sustenidos mas nenhum bemol, ou todos os bemóis, mas nenhum sustenido.. Enfim, nesse sentido ela é mais limitada. Apesar disso é bem mais prática que a harpa de concerto, por ser menor e mais leve. Muitos estudantes de harpa sinfônica utilizam a harpa céltica para estudar em casa, ao menos à princípio, já que seu preço é bem mais acessível e a distância entre as cordas é bem parecida com a da harpa de pedais, o que já não acontece com a harpa paraguaia, em que as cordas são muito próximas umas das outras. Na harpa sinfônica e na céltica, utilizam-se os dedos para tanger as cordas, enquanto na harpa paraguaia utilizam-se as unhas. Note que aqui eu utilizo os nomes harpa de pedais, harpa de concerto e harpa sinfônica para me referir a um mesmo tipo de harpa.


Muitos grupos de música céltica utilizam a harpa céltica, já que ela é um grande símbolo da civilização celta e de sua cultura.

fonte:http://harpaemusica.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

The Harp That Once

2 comentários


Uma das mais belas canções tradicionais interpretada pelo The Celtic Songs se chama: The Harp That Once. Esta música tem um significado lindo, com poesia de Thomas Moore e fala de um mito irlandês referênte a colina de Tara. Vamos falar aqui, de tudo um pouco: da letra, do poeta e do mito.

Tuatha De Dannann: O “Povo da deusa Dana”. Segundo a mitologia Irlandesa, foi a ultima geração de deuses que governaram a Irlanda antes da invasão dos filhos de Milesius, antepassados dos actuais Irlandeses. Os Irlandeses diziam que eram gigantes que viviam em aposentos subterrâneos, em Tara, e que construíam templos de pedra.


A Harpa que Um Dia
(Canção tradicional irlandesa com poesia de Thomas Moore)

A harpa que um dia através das paredes de’Tara*
A alma da música abrigou,
Agora pende tão muda das paredes de Tara
Como se aquela alma partido houvera.
Assim dorme o orgulho dos tempos antigos,
Assim a exaltação da glória terminou.
E os ardores, que um dia se levantaram ao louvor,
Agora não mais sentem aquele ardor.

Não mais para os chefes e damas brilhantes
A harpa de Tara se expande;
A única corda, que soa à noite,
Conta sua história de ruína.
Assim a liberdade agora tão raramente desperta,
Que a única emoção que ela nos
É quando algum coração indignado se parte,
Para mostrar que ela ainda vive e viverá.

*Tara é uma colina em County Meath, Irlanda. O palácio de Tara foi a residência real durante muitos séculos.

Thomas Moore:






UMA CAPA

0 comentários






Uma capa fiz do meu canto
Debaixo a cima
Bordada
De antigas mitologias;
Mas tomaram-na os tolos
Para exibi-la ao mundo
Como se por eles fora lavrada.
Deixa, canto, que a tomem
Pois maior feito existe
Em andar nú.



William Butler Yeats




Próximo Concerto "The Celtic Songs"

2 comentários

Concerto:
The Celtic Songs

Dia 30/05/2012 as 19:30

Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim


Belo Horizonte

A CANÇÃO DO DELIRANTE AENGUS (1899) William Butler Yeats

0 comentários


Aengus: Na mitologia Irlandesa este era o filho de Dagda e Elcmar. Diz a lenda que certa noite Aengus sonhou com uma bela donzela, Caer, que estava acorrentada a outras 150 donzelas destinadas a transformarem-se em cisnes durante o Samhain. Por este motivo, Aengus transformou-se em cisne para se unir à sua amada.

"Eu fui para uma floresta de nogueiras,
Porque minha mente estava inquieta,
Eu colhi e limpei algumas nozes,
E apanhei uma cereja, curvando o seu fino ramo;
E, quando as claras mariposas estavam voando,
Parecendo pequenas estrelas, flutuando erráticas,
Eu lancei framboesas, como gotas, em um riacho
E capturei uma pequena truta prateada.
Quando eu a coloquei no chão
E fui soprar para reativar as chamas,
Alguma coisa moveu-se e eu pude ouvir,
E, alguém me chamou pelo meu nome:
Apareceu-me uma jovem, brilhando suavemente
Com flores de maçãs nos cabelos
Ela me chamou pelo meu nome e correu
E desapareceu no ar, como um brilho mais forte.
Talvez eu esteja cansado de vagar em meus caminhos
Por tantas terras cheias de cavernas e colinas,
Eu vou encontrar o lugar para onde ela se foi,
E beijar seus lábios e segurar suas mãos;
Caminharemos entre coloridas folhagens,
E ficaremos juntos até o tempo do fim do tempo, colhendo
As prateadas maçãs da lua,
As douradas maçãs do sol."




Sonho...

0 comentários

"Fossem meus os tecidos bordados dos céus,

Ornamentados com luz dourada e prateada,

Os azuis, negros e pálidos tecidos

Da noite, da luz e da meia-luz,

Os estenderia sob os teus pés.


Mas como tenho apenas os meus sonhos,
Estendê-lo-ei para que possas caminhar...
Então, caminhe suavemente,
Pois caminhas sobre os meus sonhos."



William Butler Yeats, 1865 - 1939


Os druidas

0 comentários


Os druidas formavam uma classe privilegiada, isentos de impostos e serviço militar, isso atraía grande número de jovens, que buscavam iniciação na ordem. Houve três categorias desses sábios: os bardos, que imortalizavam a história e as tradições da tribo; os auguristas, que faziam os sacrifícios e adivinhavam o futuro; e os druidas propriamente ditos, que conheciam as leis e a filosofia, conservavam a antiga sabedoria celta.

As crenças primitivas

0 comentários

Como a maioria dos outros povos, os celtas primitivos eram animistas, dedicavam sua adoração aos espíritos da natureza, do mar, dos rios, montanhas, etc. A adoração desses espíritos prevaleceu ainda muito tempo depois de haver se desenvolvido culto de divindades pessoais e, de uma forma ou de outra, continuou em cena, mesmo depois do advento do cristianismo. Na Irlanda, certas árvores, como carvalho e o fresno, eram considerados com reverência, em especial alguns que cresciam junto aos poços sagrados e cujo corte era proibido.

Quem são os celtas

0 comentários

Não formavam uma tribo única, e sim grupos bastante diferenciados. Os bretões ou kimrys ocuparam a Bretanha francesa e o País de Gales; os gálatas Asia Menor; os gauleses, grande parte do que hoje é a França.  Assim, não se pode falar de uma "raça celta" e sim diversos povos de diferentes origens que compartilhavam certas características. Alguns traços comuns de língua, instituições sociais e religiosas e, em geral, formas de vida, permitem considerar a ideia de um "povo celta".

Helen Isolani

0 comentários



Cecília Pacheco

0 comentários



Concerto na Casa do Baile - BH/MG em 2011

0 comentários




Helen Isolani (voz) e Cecília Pacheco (Harpa) formam o duo Celtic Songs, trazendo o universo da música celta contemporânea e abrangente, com arranjos e direção musical de Robério Molinari. Apresenta músicas tradicionais da Irlanda, Escócia, Inglaterra e do País de Gales

Dia: 27 de novembro de 2011
Horário: 16h
Local: Casa do Baile 
End.: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751. Pampulha

O Bardo

0 comentários




...figura importante na manutenção das lendas célticas era o bardo; aquele que, através de suas músicas, difundia os feitos de bravura dos heróis do passado. Desse ponto de vista a cultura celta não foi uma cultura histórica pois não tem história escrita (ainda que os celtas possuíssem formas rudimentares de escrita, baseadas em traços verticais e horizontais). As suas histórias eram transmitidas oralmente, e os bardos eram particularmente bons nisso já que, uma vez que suas histórias eram musicadas, tornava-se fácil lembrar das palavras exatas que a compunham. 

Temas das canções

0 comentários




“The Celtic Songs”: canções que falam de amor, luta, natureza e magia...

Natureza

0 comentários




Os cerimoniais célticos tinham um conteúdo "sagrado", pois neles havia uma comunhão muito grande entre o homem e a natureza.


A natureza era a companhia do homem primitivo. Ela fornecia abrigo e alimento e, em retorno, a humanidade a reverenciava. As religiões primitivas louvavam as pedras e montanhas, os campos e florestas, os rios e oceanos. A “Voz da Floresta” é uma ponte mítica entre o mundo dos deuses e o dos homens, entrelaçado com a veneração que os Celtas tinham pelas árvores. Exatamente por este motivo, é comum a temática musical celta estar ligada aquilo que eles mais respeitavam: a Natureza. Um bosque, a brisa, a alvorada, o outono – ou qualquer outra estação – enfim, cada pequeno movimento da Natureza carrega um som, e era função do músico senti-la e traduzir em música.

Música Celta

0 comentários





O termo música celta refere-se aos estilos populares da IrlandaEscóciaGalizaPaís de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.